“POR UMA ESCOLA FELIZ”
A equipe da Escola Municipal do Catumbi propõe um
projeto/processo político pedagógico que vise a organização de uma “escola
feliz”, dinâmica, democrática e justa, visando a construção da verdadeira
cidadania.
Com característica própria de receber alunos do 1º ao 3º ano
do Ensino Fundamental, nossa escola está completamente voltada para a
alfabetização e recebe da Secretaria Municipal de Educação o projeto Casa de Alfabetização “como um projeto
de Escola e de Educação, apresentando-se construído sob a perspectiva “ALFABETIZAR
LETRANDO”.
A alfabetização e o letramento são processos que serão
desenvolvidos a partir de:
- CURRÍCULO ESTRUTURADO;
- ROTINA DAS AULAS DEFINIDAS;
- MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO;
- USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS – EDUCOPEDIA;
- AMBIENTE ESCOLAR ALFABETIZADOR;
- PLANEJAMENTO SEMANAL;
- AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO SISTEMATICO DOS ALUNOS;
- FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES;
- INTEGRAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA.
A alfabetização passa a ser significativa quando se torna um
processo capaz de produzir leitores e escritores, ou seja, como nos ensina
Paulo Freire, capazes de ler o mundo através da palavra. Formar bons leitores
exige compromisso e capacidade técnico-pedagógica. Leitura é compreensão. Escrita
é o poder de expressar o mundo, o cotidiano, a vida.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar – ética do humano – compaixão pela
Terra. Vozes, 1999.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de
Janeiro. Paz e Terra, 1976.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro. Paz e
Terra.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança em educação. Os projetos
de trabalho. Porto Alegre. Artmed, 1998.
PERRENOUDE, Phillippe. Construir as competências desde a
escola. Porto Alegre. Artes Médicas Sul, 1999.